História das Ruas Enfeitadas
Desde o início...até aos nossos dias
Terá sido na década de quarenta do século XX que as ruas da aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, começaram a ser enfeitadas em Agosto, por ocasião dos festejos e das cerimónias religiosas em honra da padroeira, Nossa Senhora da Saúde, segundo contam os habitantes mais idosos desta povoação.
Nessa época, os rapazes da aldeia iam aos pinhais escolher e cortar os melhores pinheiros com os quais, depois de descascados e caiados, construíam arcos de grande dimensão (cerca de dez metros de altura) que erguiam a atravessar as ruas e enfeitavam com bandeiras de várias cores e feitios.
As primeiras flores, feitas em papel, surgiram anos mais tarde, por iniciativa de alguns moradores que entenderam ser a ornamentação das portas e janelas das suas casas a forma mais adequada de assinalar a passagem da procissão da padroeira. Essa decoração rapidamente se estendeu às ruas da aldeia, nomeadamente àquelas por onde passava e ainda hoje continua a passar, a procissão.
À medida que os anos foram passando, o entusiasmo das gentes do Pereiro com o enfeite das ruas foi aumentando. Mesmo quando, num ano ou noutro, as chuvas de verão destruíram as delicadas flores de papel que tanto trabalho lhes tinham dado a confecionar, esse alvoroço e dedicação não esmoreceram. Para evitar esse percalço, decidiram passar a fazer as flores em plástico.
Nos últimos anos, a ornamentação das ruas ganhou outra dimensão. Mais ruas e largos passaram a ser enfeitados com um maior número de flores colocadas de uma forma mais cuidada e alindada. Trata-se de uma tarefa que exige um trabalho laborioso praticado ao longo do ano por parte de muita gente que sente orgulho na sua aldeia e luta para que ela permaneça uma “aldeia viva”.
Em 2013, a Associação Desportiva e Cultural do Pereiro de Mação, entidade que há vários anos é a responsável pela dinamização do evento e congrega as vontades das gentes da aldeia, registou a marca “Pereiro de Mação- Capital das Ruas Enfeitadas”, facto que deu às ruas enfeitadas do Pereiro uma projeção nacional.
Fruto deste trabalho, durante vários dias as ruas do Pereiro transformam-se em autênticos jardins suspensos cheios de flores de múltiplos feitios e cores, que escondem quase por completo o azul do céu e atraem milhares e milhares de visitantes vindos dos mais variados pontos do país. Faça como eles. Visite a aldeia mais florida de Portugal.