Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pereiro de Mação-Capital das Ruas Enfeitadas

Pereiro é uma aldeia do concelho de Mação, no Médio Tejo. Todos os anos, na semana que antecede o último domingo de Agosto, enfeita as suas ruas com milhares e milhares de flores, fazendo jus à marca registada que dá nome a este blogue.

Pereiro de Mação-Capital das Ruas Enfeitadas

Pereiro é uma aldeia do concelho de Mação, no Médio Tejo. Todos os anos, na semana que antecede o último domingo de Agosto, enfeita as suas ruas com milhares e milhares de flores, fazendo jus à marca registada que dá nome a este blogue.

História das Ruas Enfeitadas

Desde o início...até aos nossos dias

   Terá sido na década de quarenta do século XX que as ruas da aldeia do Pereiro, no concelho de Mação, começaram a ser enfeitadas em Agosto, por ocasião dos festejos e das cerimónias religiosas em honra da padroeira, Nossa Senhora da Saúde, segundo contam os habitantes mais idosos desta povoação.

   Nessa época, os rapazes da aldeia iam aos pinhais escolher e cortar os melhores pinheiros com os quais, depois de descascados e caiados, construíam arcos de grande dimensão (cerca de dez metros de altura) que erguiam a atravessar as ruas e enfeitavam com bandeiras de várias cores e feitios.

   As primeiras flores, feitas em papel, surgiram anos mais tarde, por iniciativa de alguns moradores que entenderam ser a ornamentação das portas e janelas das suas casas a forma mais adequada de assinalar a passagem da procissão da padroeira. Essa decoração rapidamente se estendeu às ruas da aldeia, nomeadamente àquelas por onde passava e ainda hoje continua a passar, a procissão.

   À medida que os anos foram passando, o entusiasmo das gentes do Pereiro com o enfeite das ruas foi aumentando. Mesmo quando, num ano ou noutro, as chuvas de verão destruíram as delicadas flores de papel que tanto trabalho lhes tinham dado a confecionar, esse alvoroço e dedicação não esmoreceram. Para evitar esse percalço, decidiram passar a fazer as flores em plástico.

   Nos últimos anos, a ornamentação das ruas ganhou outra dimensão. Mais ruas e largos passaram a ser enfeitados com um maior número de flores colocadas de uma forma mais cuidada e alindada. Trata-se de uma tarefa que exige um trabalho laborioso praticado ao longo do ano por parte de muita gente que sente orgulho na sua aldeia e luta para que ela permaneça uma “aldeia viva”.

   Em 2013, a Associação Desportiva e Cultural do Pereiro de Mação, entidade que há vários anos é a responsável pela dinamização do evento e congrega as vontades das gentes da aldeia, registou a marca “Pereiro de Mação- Capital das Ruas Enfeitadas”, facto que deu às ruas enfeitadas do Pereiro uma projeção nacional.

   Fruto deste trabalho, durante vários dias as ruas do Pereiro transformam-se em autênticos jardins suspensos cheios de flores de múltiplos feitios e cores, que escondem quase por completo o azul do céu e atraem milhares e milhares de visitantes vindos dos mais variados pontos do país. Faça como eles. Visite a aldeia mais florida de Portugal.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D